quinta-feira, setembro 30, 2010

Na noite cheia de estrelas decidi que quero ser leve, quero ser apenas uma lembrança leve e brilhante como uma estrela no céu.
As decisões mais importantes em nossas vidas são aquelas que tomamos para nós mesmos.

segunda-feira, setembro 27, 2010

Ruidos na comunicação

O bom de se trabalhar com crianças é que se consegue visualizar perfeitamente a construção de uma pessoa, em especial da personalidade das pessoas.
Crianças são muito sinceras no sentido de que falam o que estão pensando, mas elas muito cedo já aprendem a mentir, especialmente imitando alguém próximo.
Mas também quando se convive com crianças é preciso ser bastante claro e direto no que se fala. Não há entrelinhas com crianças. O que se fala é o que eleas entendem. Isso tem me ensinado bastante. As crianças estão em um processo de socialização, ou seja, estão aprendendo sobre os símbolos (qualquer coisa que se adiciona um significado) da nossa sociedade. O que eu quero dizer é que palavras já possuem significados socialmente construídos, e nós temos uma mania danada de colocar mais significados nelas. Por exemplo, suponhamos que tu não goste de um antigo colega, e por acaso encontrou ele em uma reunião ou aniversário. Tu sempre achou que a pessoa tinha algo contra ti, e por outro acaso tu ouve este ex-colega falando mal de alguém. Pronto, tu imediatamente acha que ele está falando de ti. Já vi acontecer várias vezes de alguém achar que estão falando dela, mesmo sem seu nome ser citado.
O que isso gera de desentendimentos desnecessários é incrível. A internet é um bom exemplo disso, muitas vezes escrevemos e-mails ou postagens em blogs, ou twitts ou seja lá o que você escreva, e alguém que lê entende a coisa toda errada. Eu particularmente adotei uma nova postura. Vou entender as coisas por elas mesmas, e se ficar na dúvida pergunto a razão das coisas. Não me lembro de ter passado por algum desentendimento sério por causa de "falhas de comunicação", mas tenho uma certa mania (que já venho tentando mudar a algum tempo) de tentar interpretar o que as pessoas querem realmente dizer, ou o que está escrito nas entrelinhas. Já mudei bastante, verdade seja dita, mas ainda posso melhorar, e esta experiência com crianças está me ajudando no processo.
As vezes o tédio e a falta de ocupação nos leva a fazer bobagens...

domingo, setembro 26, 2010

Coisas simples da vida

Impressionante como coisas tão simples podem nos fazer extremanente felizes.
Não que estas coisas tão simples sejam necessariamente faceis.
Para mim passar uma ótima tarde com amigos, jogando papo pro ar e rindo de situações cômicas (e muitas vezes embaraçosas) é o tipo de momento que me deixa extremamente feliz. E é um momento bastante simples, não é preciso gastar dinheiro com isso, ou pensar em coisas complexas. Apenas relaxar e se deixar levar pelo momento. Mas manter uma amizade (pelo menos uma destas que valem a pena mesmo) não é necessariamente facil.
Como todo o tipo de amor, a amizade também precisa de cuidados, de atenção constante e de uma boa dose de sinceridade.
E sinceridade não é o que me falta. Não que eu seja grosseira, longe disto. Sou bastante simpatica com todos que conheço (ou que acabei de conhecer), ou mesmo com as pessoas que não tenho muito apreço, acredito que educação vem de berço, e modestia à parte fui muito bem educada. Mas as pessoas que eu gosto, tem certeza de que eu gosto delas, isto está claramente explicitado em um abraço, ou em uma conversa, especialmente em um sorriso. E sinto a reciprocidade imediatamente.
Se não gosto muito de alguém, não consigo ficar com falsidades como vejo muitas vezes, também não minto que não me esforço muito para agradar. Mas verdade seja dita, para que eu não goste de alguém, é preciso muito esforço....

Outros momentos simples e maravilhosos são aqueles que passo com minha família. Recentemente passei por algumas reuniões de familia, no casamento da minha irmã Andrea com o Franco, no aniversário de minha prima/irmã Rosana que veio de Portugal, nos cafés semanais com meu pai Nelson, com a Silvia e com minha irmã e seu (agora) marido, nos almoços de fim de semana aqui em casa com minha mãe Magda e quem mais se aprochegar. São momentos simples, que me trazem felicidade imensa. Conversas sobre os mais diversos assuntos, e em especial o ótimo senso de humor que todos sempre tem. Isso é uma das coisas que mais gosto na minha família, todos possuem um ótimo senso de humor, inclusive os mais recentes agregados. O mais importante na vida para mim é sorrir, seja este sorriso de felicidade, seja uma boa gargalhada, ou um sorriso de simpatia, e sempre me vejo muito feliz quando ao abraçar uma pessoa querida vejo um sorriso se abrir em seu rosto.

Definitivamente adoro as coisas simples da vida.

sábado, setembro 25, 2010

My Friends - Red Hot

My friends are so depressed
I feel the question
Of your loneliness
Confide... `cause I'll be on your side
You know I will, you know I will

X Girlfriend called me up
Alone and desperate
On the prison phone
They want... to give her 7 years
For being sad

CHORUS :
I love all of you
Hurt by the cold
So hard and lonely too
When you don't know yourself

My friends are so distressed
And standing on
The brink of emptiness
No words... I know of to express
This emptiness

CHORUS :
I love all of you
Hurt by the cold
So hard and lonely too
When you don't know yourself

Imagine me taught by tragedy
Release is peace
I heard a little girl
And what she said
Was something beautiful
To give... your love
No matter what
is what she said

quarta-feira, setembro 22, 2010

O destino me trouxe rosas,
lilases, brancas e laranjas.
Perfumadas e duradouras, enfeitam minha casa.
Que destino mais galanteador.....

segunda-feira, setembro 20, 2010

segunda-feira, setembro 13, 2010

Homenagem ao amor

Bom, ando meio ocupada por isso o blog anda um pouco parado...... Mas como alguns já sabem minha irmã vai casar neste sábado, logo muitos preparativos, visitas e festas. Como eu sou uma madrinha muito dedicada, estou muito envolvida, e excepcionalmente feliz pelo casal que vai casar. Eu particularmente não acredito muito na "instituição" casamento. Mas fico realmente emocionada de ver casais como esse que realmente se amam, e querem passar a vida toda juntos. Me sinto privilegiada de estar por perto nesse momento e especialmente de comprovar como madrinha essa união. Então em homenagem ao casamento que está aqui pertinho vou colocar aqui a letra da música que os noivos escolheram para simbolizar a união, e que usaram na capa do convite (que é lindíssimo diga-se de passagem)...

O vento - Composição: Márcio Buzelin



Voe por todo mar e volte aqui
Voe por todo mar e volte aqui
Pro meu peito...
Se você for, vou te esperar
Com o pensamento que só fica em você
Aquele dia, um algo mais
Algo que eu não poderia prever
Você passou perto de mim
Sem que eu pudesse entender
Levou os meus sentidos todos pra você
Mudou a minha vida e mais
Pedi ao vento pra trazer você aqui
Morando nos meus sonhos e na minha memória
Pedi ao vento pra trazer você pra mim
Vento traz você de novo
O Vento faz do meu mundo um novo
E voe por todo o mar e volte aqui
E voe por todo o mar e volte aqui
Pro meu peito...

Alanis Morissette - you learn

I recommend getting your heart trampled on
To anyone
Yeah, oh yeah, yeah
I recommend walking around naked
In your living room
Yeah
.....
You live, you learn
You love, you learn
You cry, you learn
You lose, you learn
You bleed, you learn
You scream, you learn
You grieve, you learn
You choke, you learn
You laugh, you learn
You choose, you learn
You pray, you learn
You ask, you learn
You live, you learn

quarta-feira, setembro 08, 2010

sábado, setembro 04, 2010


e a outra versão

Pseudo-filosofias

Incrível como tenho uma tendência de levar conversas para pseudo-filosofias... De uma forma geral, levo por exemplo uma conversa sobre música até um patamar onde acabo discutindo sociologicamente ou filosóficamente certa música ou estilo musical. Tenho isso mais fortes com algumas pessoas que com outras (alguma me levam mais a sério e acabamos em discussões infindáveis sobre o sexo dos anjos).
Recentemente tive uma destas conversas viajantes em que falamos de coisas extremamente íntimas e profundas, ao mesmo tempo que não falamos nada sabe? Eu particularmente gosto muito destas conversas, me fazem pensar e rever algumas coisas, conceitos ou mesmo atitudes passadas. A última destas conversas envolveu muito sobre a vida, o amor e a morte. É incrível como temos uma inclinação à duvidar ou desconfiar do amor quando estamos com o coração partido, ou quando levamos um fora. Assim como é incrível que quando estamos bravos com alguém acabamos enxergando apenas as coisas ruins daquela pessoa. Também há aqueles que esquecem todas as coisas ruins ou defeitos de alguém que a pouco faleceu.
Acho que nossos cérebros têm uma certa memória seletiva, especialmente (vamos chamar assim) "pós-trauma". Com o tempo acabamos lembrando das coisas e vendo-as como realmente são. Ou não dependendo da pessoa. Mas acho que é importante que saibamos que ninguém é perfeito no sentido de não possuir defeitos. Assim como ninguém possui apenas defeitos, mas também qualidades.
Como eu disse são apenas pseudo-filosofias baratas de balcão de bar....

quinta-feira, setembro 02, 2010

Impressionante como casamentos podem ser estressantes... Especialmente se tu convive com a mãe da noiva... Nossa... Se eu não tinha certeza de que não queria casar, agora eu tenho!

quarta-feira, setembro 01, 2010

Pseuso-filosofias sobre o amor, a vida e a morte.

Ótimo acompanhamento de um Mokatino.