sábado, julho 03, 2010

Mentiras boas?

Tenho pensado em várias coisas ultimamente. O que não é novidade em se tratando de mim. Não que como pensar eu esteja falando de pensamentos lógicos ou racionais. Enfim, não é este o ponto do post (hoje).

Queria falar um pouco sobre a mentira. Sem dúvida não há como dizer que sempre falamos a verdade. Também não quero com isso dizer que mentimos sempre. Porém, para certas pessoas ou em certas ocasiões mentimos. Eu tenho me perguntado: quando é certo mentir? Aliás, é certo mentir?
Sempre temos aquelas defesas do tipo: "Menti para proteger alguém" ou "Menti para preservar esta pessoa".
Não sei, mas me peguei pensando nisto hoje. Será que a mentira protege mesmo? Porque eu sei que as vezes a verdade pode ser pior que uma mentira. E sei que sim, a intenção é de proteção. Mas tenho ficado em dúvidas com isso ultimamente. Claro, cada caso é um caso, e talvez em certos casos a mentira seja realmente por bons motivos, e em outros ela seja simplesmente  uma mentira que protege apenas a quem a conta.

Então fico ainda com a dúvida... Será que existe uma mentira boa?

Um comentário:

Luiza disse...

hm.. é, gostei dessa idéia de que a mentira protege quem conta. E o certo é que - dependendo da mentira - descobrir a verdade dói (principalmente a verdade de que se tratava de mentira). Por outro lado, nem sempre nossa mente é honesta conosco. Então como saber o que é verdade?