Em uma aula esses dias distíamos sobre a criança e como os brinquedos e marcas influenciam na formação destas crianças. Que menina não tinha uma barbie e sonhava em ser iagual a ela, casar com o Bob e morar na mansão da Barbie? Que garoto não azucrinou a vida dos pais para ganhar um comandos em ação. Ou o que quer que estivesse na mídia na sua época. Então alguém comentou sobre este documentário chamado "Criança a Alma do Negócio" de Estela Renner e Marcos Nisti.
"Dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, o documentário promove uma reflexão sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes. Criança, A Alma do Negócio, mostra a realidade em que vivemos: crianças que preferem ir ao shopping a brincar, conhecem marcas pelo logotipo, e apesar de terem uma vasta coleção de brinquedos e jogos se encantam mesmo é por um pequeno bonequinho de plástico."
Aqui segue o trailer do documentário, quem quiser está disponível no youtube em 5 partes. É longuinho, mas muiiiito bom.
2 comentários:
guria... me deu calafrios!!!!
Quanto a questão da lei, tem um artigo no Código de Defesa do Consumidor (estava estudando hoje mesmo):
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
(...)
§ 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
(...)
Lembro que discutiram em uma das nossas aulas de Direito do Consumidor sobre aqueles casos em que uma criança poem a fantasia de um super herói e acha que pode voar mesmo, ou comer sucrilhos e sair andando de skate fazendo manobras fantásticas ou algo assim (o que geralmente coloca estas crianças em risco, né.. :/)
Vou assistir ao documentário inteiro, obrigada pela dica!
Beijos
Pois é... eles comentam no ducumentário. Até se não me engano andaram modificando a lei para proibir publicidade infantil... Mas o documentário é anterior a isso daí.
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