domingo, abril 11, 2010

A beleza da simplicidade

Esses dias me dei conta de algo muito interessante. Quanto mais as pessoas tentam se tornarem bonitas, mais feias ficam...

Explicar isso é complicado... Mas vamos lá.

Primeira a premissa fundamental: Gosto é gosto e não se discute.
Fato.

Há quem se atraia por lour@s, moren@s , há quem prefira @os mais gordinh@os, ou mais fortinh@s.... enfim. Há gosto pra tudo, e não podemos forçar ninguém a gostar do que gostamos. Ok, dito isso vou tentar defender o meu ponto de vista em relação à beleza (humana pelo menos).

Todas as vezes que vejo mulheres que tentam por demais parecer bonitas, sempre acabo as achando feias. Por exemplo, tem coisa mais feia que aquela chapinha que deixa o cabelo com um aspecto mega seco, e super grudado no rosto? Na minha opinião não. Ou aquelas peruonas que fazem milhares de plásticas e ficam literalmente disformes? Ou uma mulher que na ânsia de ficar na moda coloca aquela roupa que não combina mesmo com seu corpo? Sinceramente acho horrível.

E não me entendam errado. Muitas vezes essas mulheres não são necessariamente feias, mas estão absoutamente horríveis com aquele cabelo, ou roupa, ou sei lá. Provavelmente se deixassem o cabelo natural ou a ruguinha aparecer pareceriam muito mais bonitas. Não que não se possa ter vaidade. Não é isso. Acho que podemos, ou melhor, devemos usar de artifícios para salientar o que de mais bonito temos. Há aquela maquiagem que ressalte aquele olhar matador, ou aquela blusa que tem um decote que favorece os atributos...

Mas acho que isso tem que ser natural. Não pode ser super forçado. Só porque está na moda usar roupas super coladas não quer dizer que fique bem em mim... Ou vou alisar meus cabelos só porque está na moda... Nem sempre a moda combina comigo.

Criei uma outra pseudo-teoria... (lá vem ela...) A beleza está diretamente ligada ao nível de auto-estima da pessoa. Exemplo clássico é quando estamos meio pra baixo, com a auto-estima meio caidinha, colocamos aquela roupa que temos certeza que sempre cai bem. Ou então pra dar aquela animada colocamos uma make-up fatal. Batata, já dá aquela subidinha de auto-estima. Quando estamos bem com nossos corpos, e com nossa beleza, não ligamos muito em qual roupa colocamos, se está na moda, ou mesmo se está combinando... E, quando menos esperamos alguém vem e fala: "bah, que bonita tu estás hoje" ou então "que roupa linda", ou "teu cabelo está lindo hoje!". E nos sentimos tri bem ouvindo isso, principalmente quando não fizemos esforço nenhum para ficamor belas.

Isso na minha opinião, só confima o que falei antes. A beleza está na simplicidade. No estar bem consigo mesm@, no se aceitar e se achar linda independente do gosto de um ou de outro. até porque como disse, gosto é gosto e não se discute. Então sempre vai haver alguém que vai te achar lind@ não importa a roupa ou o cabelo que estejas usando.

Adoro esta foto de uma campanha publicitária. Ela exemplifica que a beleza está em todos os corpos, sem importar seus formatos, ou cores, ou estilos. Me digam que não são todas lindas ali?!

Um comentário:

Luiza disse...

Oi, karen!!!!! sim!!!! concordo muito contigo! :)

o bom mesmo é estar saudável e se sentindo bem, gostando de si. Nada deixa um rosto mais bonito do que um sorriso de verdade!

adorei nosso papo hoje no parque!
beijos!