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Mas como eu disse antes não só a vivência motora seria uma das matérias centrais da minha escola, mas também as Artes. E aqui quero usar o termo como o mais abrangente possível.
Nas aulas de Educação Artística ou Artes, haveria espaço para música, artes plásticas, artes interpretativas....
Minhas aulas de música incluíram desde música clássica até, porque não, pagode a funk. Haveriam aulas de canto, de aprendizagem de instrumentos (cada aluno escolheria pelo menos dois instrumentos para aprender por ano, ou por semestre). As crianças experimentariam os sons, com uso de diferentes objetos e a descoberta dos sons que esses diferentes objetos podem fazer. Seria bem divertido... Também aprenderaim sobre a teoria da música, cifras e partituras estariam no currículo.
As crianças também teriam aulas de desenho, de pintura, de design, de estilismo porque não?! Usariam diferentes tipos de materiais, sucata, papel, telas, tecido... desenhariam paisagens, desenhos abstratos, mangás, e porque não seus personagens preferidos?
Também teriam aulas de interpretação na minha escola. As crianças e jovens aprenderiam a viver diferentes papéis, femininos masculinos, cômicos e trágicos. Porque acredito que uma forma de desenvolvermos no empatia (a capacidade de nos colocarmos no lugar de outra pessoa) é também experimentando esses diferentes papéis.
Nessa escola também haveriam aulas de português, mas como eu disse antes o foco não seria o vestibular. Nem pensar. Aqui meus alunos aprenderiam gramatica, e ortografia, mas essa seria a matéria secundária. O foco seria ensiná-los a se expressarem. Eles aprenderiam a escrever contos, crônicas, matérias para jornais, poesias, livros, dedicatórias, cartas e também letras de músicas, já pensou que legal.
A aula de história passaria sim sobre os grandes conflitos e guerras do mundo. Mas nos focaríamos na história da música, da dança, das artes. Veríamos sempre os diversos lados da história, e aprenderíamos que a história é geralmente escrita por aqueles que vencem, e é sempre escrita por alguém com um ponto de vista.
Geografia serviria para aproximar as distâncias. Faríamos pequenas viagens para cada continente e aí sim aprenderíamos sobre o tipo de clima, o fuso, a topografia...
Em matemática e física os alunos aprenderiam sobre a matéria, sobre cálculos e aprenderiam também um pouco de biofísica e biomecânica. A matemática mostraria como tem coisas em comum com a música e com o nosso dia a dia.
Na minha escola haveriam aulas de ciências sociais, que ensinariam sobre os povos, mas cima de tudo sobre como a política funciona. Para os mais novinhos, ensinaria o valor do dinheiro, como guardar ou gastar a mesada. Para os mais velhos, quanto pagamos de impostos, para onde vai esse dinheiro e em que é gasto. Como orgainzar o orçamento familiar.
Filosofia seria para que os pequenos conhecessem os grandes filósofos e aprendessem a pensar nas coisas de uma forma diferente, não tão rígida.
Ahh a minha escola seria um sonho. Possívelmente seria particular, mas certamente haveriam bolsas para os alunos carentes.
Não tenho a pretenção de formar filósofos, músicos ou esportistas olímpicos. Muito pelo contrário. Tenho a prentenção de formar indivíduos mais abertos, mais livres, mais sonhadores. Capazes de enchergar os outros e capazes de traçar saídas criativas para os mesmos problemas.
Haveriam apresentações na minha escola. ´De música, dança, teatro. Haveria pelo menos uma feira de ciências por ano. Comemoraríamos as festas juninas e o dia das crianças todos os anos. Poderíamos até montar um pequeno circo quem sabe...
Esse é um sonho que tenho. Não sei se sonho sozinha ou não. Não sei se um dia conseguiria montar essa escola, ou mesmo se essa escola seria aceita pela tão temida sociedade. Não sei se essa escola assim é melhor ou pior que as escolas que já temos. Mas eu gostaria muito de ter estudado em uma escola assim.
2 comentários:
Bah, desse circo quero participar!
Lindos posts.
Tenho certeza que nao sonhas sozinha.
:)
gus
"Um sonho que se sonha só é só um sonho,
um sonho que se sonha junto é realidade...." **risos
faz dias que minha mãe anda cantarolando esta música do raul, então qdo terminei de ler o teu post me veio imediatamente na cabeça...
... se algum dia tu conseguires montar esta escola, eu quero dar aula nela tb! :) gostei mesmo da idéia de ensinar pessoas críticas e pensantes, não focadas apenas em vestibular (muitas vezes sem nem saber qual curso fazer....)
qto ao comentário láááá no Is Lou Life... pois é, no livro consta que é comprovado que a maior parte das pessoas felizes está casada ou em um relacionamento longo (o que não se sabe é se elas estão casadas ou em um relacionamento longo por que são felizes ou se o casamento e o relacionamento em si são a causa da felicidade...). Como pessoas felizes levam tudo mais na boa, isso justificaria que seus relacionamentos durem mais... Por outro lado, como tu disse, o fato de se dedicar a alguém realmente é um "investimento em capital psicológico"... ao contrário de sexo sem compromisso, que dá prazer mas não dá gratificação...
... outro detalhe legal é que nem todos aqueles itens tem que estar presentes para se ter a sensação de flow... o principal é essa perda da autopercepção e da noção do tempo, a sensação de que "o tempo pára"...
... anyway... Achei muito legal a tua colocação então, pensei em continuar o papo por aqui...
taí, psicologia positiva é a minha sugestão para a escola da tia lailath :)
beijos!
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