sábado, janeiro 28, 2012

Incompetência, falta de ética e nenhuma moral...

Atenção: O texto abaixo não se refere a ninguém em particular, e não tem por objetivo nada além de expressar a minha opinião pessoal, sobre como vejo a atuação profissional, aconselho em especial a leitura dos dois últimos parágrafos. (acrescentado pós postagem original)

Eu preciso de férias.... Urgentemente! (ainda bem que acabo de sair de 15 merecido dias de férias).

Me explico:

Trabalho na área da saúde, sou Fisioterapeuta e termino meus estudos em Educação Física. Atualmente estou trabalhando mais especificamente com saúde e Qualidade de Vida, obviamente não a minha (visto o comentário de cima). Não que meus locais de trabalho sejam insalubres, ou mesmo que eu não ganhe o suficiente para manter condições dignas de vida, muito pelo contrário, todos os locais onde trabalho (faculdade, estagio ou bicos) oferecem boas condições físicas. O que tem me preocupado ultimamente são as condições mentais/psicológicas.

Não... Não sofro nenhum tipo de assédio moral, ou coisas do gênero, muito pelo contrário, até hoje todos os lugares onde trabalhei, fui muito respeitada, e constantemente meu trabalho foi elogiado, o que sempre foi motivo de orgulho pra mim, mas (parafraseando um velho barbudo) fazer o melhor trabalho que você pode fazer "não é nada mais que a tua obrigação".

Mas ultimamente ando extremamente estressada. Realmente precisando de férias. Tenho visto coisas que me deixam decepcionada, e são só a prova de porque o Brasil está como está, porque a corrupção é tão grande e porque pagamos impostos absurdos e irreais. E são provas de porque a profissão de Educador Físico é tão malfalada e malvista atualmente e porque o profissional anda tão desvalorizado.

Provavelmente vou comprar algumas brigas por falar isso, mas honestamente: NÃO LIGO. Cansei, cheguei ao extremo do estresse e irritação com pessoas que não possuem o mínimo de ética e/ou ética profissional. Profissionais, ou futuros profissionais cujo nível moral está bem baixo e que preferem (como nossos queridos políticos) usar o "jeitinho" brasileiro pra tudo, especialmente se forem se beneficiar (ainda mais financeiramente).

Se você tem dúvidas sobre moral e ética, há alguns bons locais de consulta. Mas saiba que existem diferentes definições de acordo com diversos autores, mas não vou nem entrar nessa discussão. Mas se você se atrasa 1hora para seu trabalho, ou sai 1 hora mais cedo, me desculpe, se ninguém te falou isso não só é incompetência como também é falta de ética profissional. Ok, entendo que imprevistos acontecem, que um ônibus pode atrasar, ou tantas outras variáveis. Mas ASSUMA seus erros, e NÃO cometa eles de novo! Se você é pago para ficar digamos 20 horas semanais trabalhando, e já possui certa flexibilidade de horários, caramba, o mínimo é você chegue e saia no horário previsto! Um sorrisinho, ou uma desculpa furada não faz de você menos incompetente. Colocar uma hora a mais no ponto, ou fingir que chegou mais cedo é ainda pior. Se não consegue chegar no horário, então DEMITA-SE, isso seria o certo a fazer. Se "não tem o que fazer" ARRANGE! Isso chama-se pró-atividade, e me desculpe, mas SEMPRE tem o que fazer, e se não tiver não importa, você está sendo pago para ficar ali caso seja necessário e só quem pode dizer se você está dispensado é seu chefe. Quem me conhece sabe que eu não sou do tipo de pessoa que fica apontando o que "fulano" fez, ou deixou de fazer, sempre acreditei que a competência é pessoal, e degredir a imagem de alguém ou fazer "fofoquinhas" não deve servir para ascenção profissional. Na minha opinião é o próprio trabalho de uma pessoa que vai fezer ela se destacar, e não a diminuição de algum colega. Por isso quem realmente me conhece pode imaginar o meu nível de indignação e estresse.

Também não suporto mais ver pessoas com um nível moral baixíssimo, eu juro que nessas horas eu tenho vontade de largar tudo, e sei lá, ir viver de fotossíntese. Alterar uma via de reembolso é roubo. Reembolso significa o que? Que estão te devolvendo um valor que foi gasto e não estava previsto correto? Se você não gastou, então porque colocar o valor? Isto é roubo sim! E depois você ainda quer reclamar do seu salário! É claro que nenhuma empresa vai aumentar salários se há tantos desvios! E geralmente são as mesmas pessoas que postam no facebook contra políticos corruptos. Primeiro olhe para os seus atos, depois pense em olhar para o umbigo de outra pessoa. E o que mais me choca é que são pessoas com instrução, que roubam por 10, 20, 50 reais. Prefiro minha conta bancária com 20 reais a menos do que me sujar dessa forma. Poxa, hoje temos tantas coisas legais que nos ajudam a gastar menos dinheiro, a passagem de Porto Alegre é bem cara, mas você pode pegar 2 ônibus para ir para algum lugar e o segundo sai de graça. Já fiz alguns testes e a janela que isso funciona é bem grande, a EPTC diz que são 30 minutos, mas já peguei um ônibus 50 minutos depois do outro (estava a cerca de 5 minutos do final da primeira linha) e ainda sim não paguei a segunda passagem.

Ai, tenho visto tantas coisas... Cinismos, pessoas que falam de forma querida com alguém, e quando este alguém sai, falam coisas absurdas da pessoa. Pessoas que fingem trabalhar enquanto ficam no celular, fazendo trabalhos pessoais, ou usam materiais da empresa como pessoais. Nossa são tantas as coisas que tenho visto que tenho ficado com muito medo. Muito medo mesmo. Onde está o profissionalismo, a competência, a vontade de trabalhar? Claro, tenho visto pessoas que se esforçam, que trabalham bastante, mas vejo também muitas pessoas com grandes potenciais que se escondem atrás do "todo mundo faz" sabe? Isso pra mim nunca foi desculpa, se alguém está fazendo algo que julgo errado, ou imoral, porque diabos eu vou fazer também! Isso chama-se desculpa.


Não, não me acho a pessoa que mais trabalha no mundo, ou acho que nunca fiz nenhum erro no trabalho. Muito pelo contrário, já errei, já errei várias vezes. Já cheguei atrasada, mas usei isso como exemplo e não repeti mais o erro, comecei a sair ainda mais cedo, e não usei desculpas, assumi o erro. Não sou uma santa e nem de longe sou a pessoa mais competente ou inteligente do mundo, aliás, ultimamente ando com uma péssima memória e tenho estudado muito pouco, porque ando bastante decepcionada, pois penso que se esses são os profisionais de agora e do futuro, então o mundo está ferrado!

Como disse antes, isto é um desabafo, ninguém me deu direito de julgar ninguém, por isso não falo de ninguém em particular, apenas da minha decepção de forma geral com as pessoas e com a falta de profissionalismo. Eu justamente não costumo falar dessas coisas, pois muitas vezes nãosabemos o que motivou alguém a tomar atitude A ou B, e se eu julgar sem conhecimento das circustâncias estarei sendo preconceituosa, mas de coração, repense nos seus valores morais. Cada pessoa segue um código moral próprio, baseado em suas vivências, mas ponha a mão na consciência , veja se você está seguindo o que você mesmo julga errado dos outros.

2 comentários:

Luiza disse...

Oi, Ka! Acabei de ler o texto... tu tens muita razão. O certo é o certo, e o errado é o errado, e muitas vezes o que a gente pensa que é justificativa é só desculpa mesmo. Tem que ter coragem para assumir um erro e fazer a coisa certa, mesmo que esta seja difícil.

Lalaith place disse...

Pois é, as vezes a coisa certa a se fazer é difícil, e mesmo as vezes não é bem claro o que é certo e o que é errado.

Mas temos que agir com nossos corações, e de acordo com o que acreditamos. Respeitando o que as outras pessoas acreditam.

Já vi tanta coisa errada, gente fazendo tanta coisa errada, isso é uma vantagem (ou desvantagem ainda não sei) de se trabalhar em vários lugares diferentes e com pessoas diferentes. Por isso não permaneço em lugares onde essas coisas acontecem. Nem sempre temos escolhas, como estágios obrigatórios e coisas assim, mas acho que quando temos escolha, é preciso primar por nossos princípios, e não por dinheiro ou poder.

Enfim, desabafos e mais desabafos. Mas seguimos em frente e todas as dificuldades nos fortalecem e nos ajudam a crescer.