sexta-feira, junho 26, 2009

Mudanças

Nossa isso aqui anda jogado às traças..

Para variar né?

Eu tenho deixado as coisas na minha vida ultimamente meio jogadas às traças....

É difícil estar em crises... Mas mais difícil ainda é sair delas. Crise é uma coisa meio parecida com areia movediça, você pensa: "tenho que sair daqui", e dá o primeiro passo. Mas aí parece que a coisa toda piora ainda mais, que você afunda ainda mais.. Aí cometemos o erro clássico de resolver então ficar ali, paradinho.. Quem sabe se eu não me mexer as coisas melhoram.

Doce ilusão.
Se você fica parado piora ainda mais a situação, continua afundando... afundando... afundando...

Aí fica complicado né?

Mas ao mesmo tempo, tentar fazer alguma coisa para sair da situação parece..não sei... Não é nem por ser difícil, afinal fazemos coisa dificílimas ao longo da vida. Eu acho que o ponto é o medo da mudança, e ao mesmo tempo o medo da decepção que vem com ela.
Nem toda a mudança é boa, isso é uma verdade, mas também nem toda é ruim. E quando tentamos (ou pensamos em) sair de uma situação crítica, nos passa pela cabeça aquele monte de coisas, aquele monte de "e se".

ô bicho triste... Pensamos e se eu tentar mudar e tudo piorar?
Bom paciência vai piorar. Afinal a vida é um ciclo, só conseguimos entender a felicidade porque passamos por momentos menos felizes ou mesmo infelizes.

Bom, eu pensei em tentar voltar (pela milésima vez) a ler livros de tarô e me abrir de novo para experiências menos científicas e mais espirituais. Acho que eu ando precisando equilibrar "meu corpo e minha mente" como se diz. Vai me fazer bem.
O ponto é que eu re-comecei a ler o livro de Tarô Mitológico (pela quarta ou quinta vez). Mesmo não tendo o baralho completo, nada me impede de ler o livro e saber o significados das cartas.
Foi bom, eu me lembrei porque eu gostava tanto daquele baralho. Ele faz sempre uma correlação entre o significado mais direto da carta (que ele chama divinatório) como também um significado mais de psique humana mesmo. Bem legal, qualquer dia eu posto uma parte aqui. Enfim, como sempre eu comecei pelo Louco (gosto mais da versão Wicca da LoucA), gosto da interpretação que eles dão, usando o Dionísio (aquele-que-nasceu-duas-vezes)como figura principal.
O louco é o início da jornada, ele sai de uma caverna escura e brinca no precipício (na imagem pintada da carta é claro), ou seja ele sai em direção à mudança. Ele vai obstinado para ela, sem medo, livre. Com seus chifres e a pele de animal ele re-lembra nossos instintos de mudança, o ímpeto mesmo que querer mudar, de querer iniciar algo diferente. Mas como eu falei antes, nem toda a mudança é de todo boa.

Mas acho que é isso que eu estou precisando mesmo, remexer um pouco as coisas, reabrir talvez algum baú antigo, tentar novas possibilidades, sair da zona de conforto.

Então vamos lá... será que eu caio do penhasco no caminho?

Um comentário:

Luiza disse...

oi! Vi teu comentário lá no meu blog e passei aqui...

Uma amiga me disse uma coisa hoje que, acho, pode te ajudar: o momento mais escuro da noite é antes do amanhecer. E sabe por que? Por que o contraste dos raios do sol chegando fazem com que a noite pareça mais escura. Ou seja, paciência e força, Lailath, as coisas podem melhorar (e quanto mais escuro está o nosso caminho, mais próxima está a melhora!).

Eu já passei por crises horríveis e sei que é uma experiência que a gente passa sozinha. Que, por mais que alguém tente nos ajudar, jamais vai entender nossa dor. E dói muito, é muito sofrido. Parece que não vai terminar nunca, mas termina... por favor, acredite nisso.

Com relação ao Tarot... eu amo tarot!! Agora estou estudando o Tarot de Marselha. Nele, o Louco é o Bobo, que rompe com sua família e ligações anteriores, mas carrega suas experiências para a jornada que começa. Muitas oportunidades brotam à sua frente, mas ele é perseguido pelo remorso. Significa muitas coisas, mas, principalmente, significa irreflexão, extravagância e precipitação. Desorientação diante da vida, instabilidade.

Mas é uma carta da qual eu gosto muito. Por que tem a ver com o se desprender dos velhos conceitos e lembrar-nos que somos apenas seres humanos e temos que nos divertir e arriscar.

Enfim, espero ter te ajudado um pouquinho. Qualquer coisa, podes me escrever, ok?

Abs
Lou